Mudanças
"Não, Tempo, não zombarás de minhas mudanças!
As pirâmides que novamente construíste
Não me parecem novas, nem estranhas;
Apenas as mesmas com novas vestimentas."
– Willian Shakespeare.
Finalmente, após um longo tempo alguma
palavra foi dita. E a palavra é minha.
Eu sei, eu sei, estou bem sumida... entretanto
já estou de volta e venho falar sobre um assunto bem particular: mudanças, algo que me define atualmente.
Mas que mudanças? Você vai se perguntar.
Ora, vivemos em processo de constante
mudança, todos os dias. Uma prova disso é aquele dia que acordamos, olhamos
para aquele móvel e pensamos: “Acho que
você ficaria melhor ali.” E, bum!
Resolvemos mudar. Ou também é aquele corte de cabelo novo que resolvemos
finalmente fazer; ou quando inesperadamente se aventurar na cozinha e tentar
fazer algo novo; ou até mesmo aquele caminho que sempre fazemos para ir para o
trabalho/escola/faculdade/igreja, mas que hoje, decidimos mudar, e assim
trilhamos por uma outra vereda.
Mudamos constantemente. É como bem
disse o querido e falecido Raul Seixas: “Eu
prefiro ser essa metamorfose ambulante...” Pois, decerto, todos nós somos uma metamorfose
ambulante.
Mas eu preciso dizer, e é por isso que
aqui escrevo, uma outra coisa que não sai da minha mente: que a forma com que
cada um lida com as suas mudanças — sendo elas desejadas ou indesejadas,
planejadas ou não planejadas, sutis ou não — é o que nos torna diferentes.
Mudar... Nem sempre é algo que parece
bom e agradável. Para alguns, essa ideia é por si só completamente assustadora!
Mas, ei, quando confiamos em Deus todas as mudanças passam a ter um propósito,
um significado, e podem não ser à primeira vista agradáveis aos nossos olhos, porém
é disto que enfim aprendemos. Aprendemos a confiar; mas confiar em Deus e saber
que o melhor Ele sempre fará.
Mudança requer muito mais de nós:
requer adaptação. Requer se adaptar ao novo, adaptar-se a saudade, a novas
rotinas, a novos sentimentos e adaptar-se a algo nem sempre é bom. Então, por
que mudar se tudo pode não ser bom? Mudar é difícil e, às vezes, desagradável;
requer enfrentar algo muitíssimo assustador: o novo, o desconhecido. Pra então
que mudar?
Esta é uma excelente pergunta. Mas em
contraposição a esta, me surgi outra: Por que permanecer na mesmice de sermos
os mesmos?
Mudar é importante, nos ensina, nos
capacita, nos dá experiência e sempre deve nos aproximar ainda mais de Deus. Se
você quer mudar, que isso lhe traga mais intimidade com Deus e que seja da
vontade d’Ele.
Mudanças
podem parecer ruins, mas sempre nos trás algo bom.
Acima
de tudo, em primeiro lugar,
coloque Deus. Se é uma
oportunidade de mudar de emprego, converse com Deus e peça por sua vontade; se é a oportunidade perfeita para mudar de
casa e comprar a casa dos sonhos, coloque em oração... Coloque Deus acima de
todas as coisas! Nem tudo será rosa, eu sei... mas como em alguns textos da
estação dos sonhos: “que possamos acima de tudo sonhar os SONHOS DE DEUS!"
“Porque os meus pensamentos não
são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o
Senhor. Porque
assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos
mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que
os vossos pensamentos (Is 55: 8, 9).”
Mas... tenha paciência e:
“[...] sede (sempre) transformados
pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).”

Nenhum comentário:
Postar um comentário