quinta-feira, 21 de abril de 2016

Mudanças

Mudanças



"Não, Tempo, não zombarás de minhas mudanças! 

As pirâmides que novamente construíste
Não me parecem novas, nem estranhas; 
Apenas as mesmas com novas vestimentas."

  – Willian Shakespeare

Finalmente, após um longo tempo alguma palavra foi dita. E a palavra é minha.
Eu sei, eu sei, estou bem sumida... entretanto já estou de volta e venho falar sobre um assunto bem particular: mudanças, algo que me define atualmente. Mas que mudanças? Você vai se perguntar.
Ora, vivemos em processo de constante mudança, todos os dias. Uma prova disso é aquele dia que acordamos, olhamos para aquele móvel e pensamos: “Acho que você ficaria melhor ali.” E, bum! Resolvemos mudar. Ou também é aquele corte de cabelo novo que resolvemos finalmente fazer; ou quando inesperadamente se aventurar na cozinha e tentar fazer algo novo; ou até mesmo aquele caminho que sempre fazemos para ir para o trabalho/escola/faculdade/igreja, mas que hoje, decidimos mudar, e assim trilhamos por uma outra vereda.
Mudamos constantemente. É como bem disse o querido e falecido Raul Seixas: Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...Pois, decerto, todos nós somos uma metamorfose ambulante.
Mas eu preciso dizer, e é por isso que aqui escrevo, uma outra coisa que não sai da minha mente: que a forma com que cada um lida com as suas mudanças — sendo elas desejadas ou indesejadas, planejadas ou não planejadas, sutis ou não — é o que nos torna diferentes.
Mudar... Nem sempre é algo que parece bom e agradável. Para alguns, essa ideia é por si só completamente assustadora! Mas, ei, quando confiamos em Deus todas as mudanças passam a ter um propósito, um significado, e podem não ser à primeira vista agradáveis aos nossos olhos, porém é disto que enfim aprendemos. Aprendemos a confiar; mas confiar em Deus e saber que o melhor Ele sempre fará.
Mudança requer muito mais de nós: requer adaptação. Requer se adaptar ao novo, adaptar-se a saudade, a novas rotinas, a novos sentimentos e adaptar-se a algo nem sempre é bom. Então, por que mudar se tudo pode não ser bom? Mudar é difícil e, às vezes, desagradável; requer enfrentar algo muitíssimo assustador: o novo, o desconhecido. Pra então que mudar?
Esta é uma excelente pergunta. Mas em contraposição a esta, me surgi outra: Por que permanecer na mesmice de sermos os mesmos?
Mudar é importante, nos ensina, nos capacita, nos dá experiência e sempre deve nos aproximar ainda mais de Deus. Se você quer mudar, que isso lhe traga mais intimidade com Deus e que seja da vontade d’Ele.
Mudanças podem parecer ruins, mas sempre nos trás algo bom.

Acima de tudo, em primeiro lugar, coloque Deus. Se é uma oportunidade de mudar de emprego, converse com Deus e peça por sua vontade;  se é a oportunidade perfeita para mudar de casa e comprar a casa dos sonhos, coloque em oração... Coloque Deus acima de todas as coisas! Nem tudo será rosa, eu sei... mas como em alguns textos da estação dos sonhos: “que possamos acima de tudo sonhar os SONHOS DE DEUS!"

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55: 8, 9).”

Mas... tenha paciência e:


“[...] sede (sempre) transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário