Palavra da semana: O caminho.
Meu querido Pastor, Stuart Oliver *-*,
propôs, ontem, no culto, que pudéssemos estar preparando uma mensagem para o
Natal, para que possamos compartilhar com nossos amigos, familiares e quem mais
pudermos. Eu resolvi que iria adotar essa proposta ao meu
modo: iria postar aqui no blog minha mensagem do advento —
que seria, para quem não sabe, basicamente, o que chamam de nascimento do
menino Jesus. Bem... então, vamos lá!
“Entrai pela porta estreita; porque
larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os
que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que
conduz à vida, e poucos são os que a encontram” — Mateus 7:13-14.
Que porta é esta? Uma porta que é
estreita. Que caminho é este? Um caminho apertado e que conduz à vida.
“Eis que estou à porta e bato, aquele
que ouvir, e abrir, eu entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” — Apocalipse 3:20.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se
vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o
conheceis, e o tendes visto” — João
14:6-7.
Homem incrível este, não? Homem cujo
nome é Jesus, o Cristo. Sim, o Filho de Deus, nascido da virgem Maria, em uma manjedoura.
Um rapaz judeu, que desde pequeno já era muito sábio e temente a Deus. O Jesus
que cresceu e começou seu ministério com 30 anos, ministério o qual durou
somente 3 anos. O homem que fez os cegos verem, os coxos andarem, os leprosos
serem limpos, os mortos ressuscitaram e aos pobres anunciou a palavra (Mateus 11:5),
que dizia:
“Deixem vir a mim as crianças e não as
impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo a
verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele” — Lucas 18:16-17.
E mais:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu
vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo,
e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso
para as vossas almas. Porque o meu jugo é
suave e o meu fardo é leve” — Mateus 11:28-30.
O Jesus que morreu na cruz e ressuscitou. O Jesus cujas
pisaduras nos sararam. E isso está em um dos textos mais lindos da
bíblia, em minha opinião, é claro:
“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de
uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não
havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens,
homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens
escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas
enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito,
ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi
ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados. Todos nós andávamos desgarrados
como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre
ele a iniquidade de nós todos. Ele foi
oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao
matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não
abriu a sua boca. Da opressão e do juízo
foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra
dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico
na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o
enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua
posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na
sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da
sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo,
justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os
poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e
foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e
intercedeu pelos transgressores” — Isaías 53:2-12.
Este é o Jesus que devemos lembrar neste
Natal, e é este Jesus que muitas vezes esquecemos. É aquele que colocamos de
lado, que deixamos de priorizar. É aquele que falamos “Toma, Jesus, eu quero que o Senhor
tome as decisões por mim, porque a sua vontade é boa, perfeita e agradável” e
logo em seguida estamos tomando-as baseado em nossas vontades e não na
vontade d’Ele.
Quem disse que seguir o evangelho é
fácil? Ter de rejeitar a nós mesmos e as
coisas do mundo por amor a Ele, viver uma de santidade, amar a Deus SOBRE TODAS
AS COISAS e amar ao próximo como a SI MESMO, como dito:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Destes dois
mandamentos dependem toda a lei e os profetas” —
Mateus 22: 37-40.
E
mais: priorizar as
coisas de Deus e o seu Reino:
“Mas, buscai primeiro o Reino de Deus,
e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” —
Mateus 6: 33.
Enfim,
dentre tantas outras ordenanças, vê-se que seguir
o evangelho de Jesus não é nada fácil.
“Mas, se ainda o nosso evangelho está
encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos
quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes
não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a
Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse
a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento
da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do
poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo
somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não
destruídos; Trazendo sempre por toda a
parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus
se manifeste também nos nossos corpos; E
assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus,
para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a
vida.” — 2 Coríntios 4: 2-12.
Mas,
muita calma
nessa alma! Não desanimes,
porque no fim a recompensa valerá a pena. Pois Jesus mesmo disse:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais
paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” —
João 16:33.
E
quando as tais aflições vierem, lembre-se:
“Não se aparte da tua boca o livro
desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer
conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu
caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te,
e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é
contigo, por onde quer que andares.” — Josué
1: 8-9.
Força,
pois se o franzino Josué confiou em Deus de tal modo que as muralhas de Jericó
caíram, você também pode derrubar as muralhas que aparecerem na sua vida. Basta
lembrar-se deste Jesus.
Bea Oliveira *-*
Bea Oliveira *-*
Convido cada um de vocês, a
escreverem suas próprias mensagens e enviarem para nossa página no facebook. https://www.facebook.com/docecoracaodesconhecido/?fref=ts
Agradeço ao meu querido Poeta Envergonhado, que corrige os textos com todo carinho e dedicação.
Agradeço ao meu querido Poeta Envergonhado, que corrige os textos com todo carinho e dedicação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário