A estação do amor: amizade.
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 1 Coríntios 13: 1-13
O que eu conheço sobre o amor? O que conhecemos do amor? Somos tão leigos quando falamos de amor, a cada dia quando vivemos na luz, conhecemos ainda mais o amor. A palavra amor vem do latim oris, e na busca de alguns conceitos encontrei:
1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração ; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa.
2. Ser que é amado.
3. Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém.
4. Entusiasmo ou grande interesse por algo.
5. Aquilo que é objeto desse entusiasmo ou interesse.
6. Qualidade do que é suave ou delicado.
7. Pessoa considerada simpática, agradável ou a quem se quer agradar.
8. Aquilo cuja aparência é considerada positiva ou agradável.
9. Ligação intensa de caráter filosófico, religioso ou transcendente.
10. Grande dedicação ou cuidado.
Entretanto, nem se juntarmos todos os conceitos de amor e fizéssemos um livro saberíamos o que é o amor. E Deus nos ama e o Espírito Santo de Deus nos ensina a amar. E ser amado é tão bom e amar é melhor ainda. O amor por si só já é algo divino. Existe um poema que a muito tempo eu li e ele tem sido crucial em minha vida:
"Espalhe que o amor não é banal. E que, emboraestejam distorcendo o sentido verdadeiro delenos tempos modernos de hoje, ele existe e é o ingrediente mais importante da vida, a própria porção mágica da Felicidade. Menino...desejo seus desejos como meus desejos..." - Mario Quintana
E é isso que eu tenho feito, ou pelo menos tentado fazer, mas o ato de amar é algo completamente contrário da natureza humana. Ultimamente eu tenho vivido esse "êxtase" que é o amor, mas nessa estação do amor é maravilhoso ser amado (a), mas também amar. E amar ao próximo não é uma tarefa tão simples e algumas vezes requer que paremos de pensar em nós mesmos.
A última postagem foi se falado sobre o amor de Deus; e que amor tão perfeito! E hoje vamos falar sobre amizade. Amar nossos amigos! Eu não tenho muitos amigos, mas eles são presentes de Deus em minha vida e sei que todos os meus amigos agora estão lendo esse texto (obrigados ou não rs).
Alguns amigos que a mudança de rotina (colégio e 30km de distância) fizeram que nos afastássemos, não nos vemos e nos falamos mais com tanta frequência, mas a amizade permanece a mesma e o amor também. E essa mudança também foi boa, nessa nova rotina eu pude conhecer pessoas incríveis e fazer amizades que me são importantes (com tão pouco tempo), nessa nova etapa conheci umas certas três meninas que as chamo de "miniscoitos" *-* e já as amo muito.
E tem uma certa "pessoinha" que me foi muito importante nesse ano de 2014 que passou. Como todos os outros amigos, ela é um presente de Deus em minha vida. E o momento em que a conheci, foi um momento muito difícil, uma situação complicada e ela esteve presente com sua paciência e me deu a mão quando eu precisei, me deu conselhos, me apoiou, me incentivou, intercedeu por mim em oração e permanece a fazer todas essas coisas. Enfim, foi amor desde o primeiro momento e ainda é.
A onde eu quero chegar com tudo isso? Amizade nada mais é do que amor!
Mas as vezes amizades também acabam, mas o amor...o amor jamais acaba. As vezes precisamos enxergar e compreender que é hora de se afastar, que o amor requer sacrifícios e muita gente teme a isso. Amar também é abrir mão de algumas coisas, foi como Jesus. Jesus teve que abrir mão de sua vida na cruz para que nós possamos hoje ser livre e lavados. E em tem um de muitos magníficos textos da bíblia, mas este eu particularmente amo e ele é muito impactante, que diz assim:
"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Eradesprezado, e o maisrejeitadoentre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." Isaías 53:1-12
E assim como Jesus, quando amamos também temos de fazer sacrifícios e o amor não é passageiro. E a amizade é uma forma de amor. E procure sempre se lembrar de que: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha" e vamos espalhar que o amor não é banal!

Nenhum comentário:
Postar um comentário