quinta-feira, 12 de maio de 2016

Palavra da semana: paciência

Palavra da semana: paciência



Sempre me tive como alguém paciente, até necessitar sê-lo. Minha vida ultimamente parece que parou: coisas que eu queria que andassem não andam, oportunidades que eu gostaria de ter não me surgem... E o desânimo foi crescendo. Descobri-me então um alguém inconstante, apressado e, acima de tudo, um alguém com dificuldades para confiar. Não são estas as coisas que digo com mais orgulho — nunca é fácil admitir nossos erros, nossos defeitos, nossas imperfeições —, mas é a verdade, oh se é...
            Engraçado mesmo é que todas as pessoas — mãe, namorada, amigos — ao meu redor me dizem sempre a mesma coisa: “seja paciente, no tempo certo as coisas acontecerão.” Ah, mas falar é algo fácil e pode não passar de um ato de generosidade mediante a aflição de outrem. Mas a verdade é que estas pessoas têm razão. É preciso ser paciente. O mundo precisa de paciência. Tudo hoje é tão frenético, rápido, superficial... “Estude para se formar... então estude mais para entrar numa boa faculdade... e lá estude mais! Agora trabalhe, ganhe dinheiro, se sustente, saia de casa, dê orgulho à sua família, encontre alguém do sexo oposto, tenha filhos, envelheça e veja tudo se repetir... então viva um pouco, mas só um pouco, até que chegue ao fim dessa linha de produção: o seu túmulo.” E nós andamos tão acostumados a isso que esperamos que seja sempre assim, uma etapa após a outra, sem descanso. Nessa linha de produção então parece que sou uma peça com defeito, que foi posta de lado...
            Mas não é bem assim. É preciso entender que, ainda que a vida siga um padrão, e que isto não é totalmente ruim, as coisas não vão acontecer sempre milimetricamente programadas. Nós definitivamente não estamos numa linha de produção! “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3:1)”, assim disse o sábio Salomão. Portanto, as coisas vão acontecer, mais cedo ou mais tarde, decerto. Mas calma! Respire, viva, aprenda. Aprenda com a situação que lhe é imposta.
            Mas eu, eu não queria aprender. Queria as coisas logo. “Agora! Quero aquilo agora. Todos andam e eu parei? Por quê? Por quê?” Eu estava sendo o personagem que queria ser escritor. Queria ter o controle da minha situação nas minhas mãos. Mas só eu não enxergava isso. Eu era o certo, e estava no meu direito... enquanto me afogava num mar de “eu e eu mesmo”.
            Foi só então que eu me permitir um autoexame e enxerguei em mim coisas que eu acho que todos já há muito enxergaram. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo (1 Co 11:28); e eu o fiz. “E ali encontrei o que me assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados. Meu nome era Legião (C.S. Lewis).” Este sou eu agora. Impaciente, incapaz de confiar, sem esperança, quase um incrédulo... Mas é sempre tempo de mudar. Confesso, portanto, ó Senhor, que nisto tudo e muito mais tenho errado! E peço-Te que me ajudes, que me ajudes a confiar, mesmo quando a confiança me faltar. Pois certo estou que no tempo certo o Senhor o mais fará (Sl 37:5).
            As vezes o tempo, a demora, a circunstância é para que aprendamos algo. Eu preciso ser paciente. E você?
“[...] mas também gloriemo-nos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5:3-5).”



                                                                  Link >>>>>>>     — O Poeta Envergonhado.

2 comentários:

  1. Muito legal. Ai quando vc ta nas madrugadas ouvindo "sutilmente" e navegando na net sem muitas expectativas de achar algo util ou que fuja das medíocres normalidades que a nossa geração adotou BOOM! Vc acha um blog (coisa pra la de demode kk) de uma desconhecida que apostou apenas na simplicidade e franqueza. E com essa doce sinceridade e com sua peculiar visão de mundo construiu um trabalho bacana, e quem diria que a internet ainda tem o poder de me surpreender kkkkk ganhei a madrugada ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitíssimo feliz de ler suas palavras e mais feliz ainda que tenha gostado. Espero que seja ainda mais abençoado com os textos. Deixei de ser apenas uma desconhecida pra ti desde a primeira palavra que você leu nesse blog rsrs' Deus te abençoe!

      Excluir