Palavra da semana: paciência
Sempre me tive como alguém paciente,
até necessitar sê-lo. Minha vida ultimamente parece que parou: coisas que eu
queria que andassem não andam, oportunidades que eu gostaria de ter não me
surgem... E o desânimo foi crescendo. Descobri-me então um alguém inconstante,
apressado e, acima de tudo, um alguém com dificuldades para confiar. Não são estas
as coisas que digo com mais orgulho — nunca é fácil admitir nossos erros,
nossos defeitos, nossas imperfeições —, mas é a verdade, oh se é...
Engraçado mesmo é que todas as pessoas — mãe, namorada,
amigos — ao meu redor me dizem sempre a mesma coisa: “seja paciente, no tempo
certo as coisas acontecerão.” Ah, mas falar é algo fácil e pode não passar de
um ato de generosidade mediante a aflição de outrem. Mas a verdade é que estas
pessoas têm razão. É preciso ser paciente. O mundo precisa de paciência. Tudo
hoje é tão frenético, rápido, superficial... “Estude para se formar... então
estude mais para entrar numa boa faculdade... e lá estude mais! Agora trabalhe,
ganhe dinheiro, se sustente, saia de casa, dê orgulho à sua família, encontre alguém
do sexo oposto, tenha filhos, envelheça e veja tudo se repetir... então viva um
pouco, mas só um pouco, até que chegue ao fim dessa linha de produção: o seu túmulo.”
E nós andamos tão acostumados a isso que esperamos que seja sempre assim, uma
etapa após a outra, sem descanso. Nessa linha de produção então parece que sou
uma peça com defeito, que foi posta de lado...
Mas não é bem assim. É preciso entender que, ainda que a
vida siga um padrão, e que isto não é totalmente ruim, as coisas não vão
acontecer sempre milimetricamente programadas. Nós definitivamente não estamos
numa linha de produção! “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo
o propósito debaixo do céu (Ec 3:1)”, assim disse o sábio Salomão. Portanto, as
coisas vão acontecer, mais cedo ou mais tarde, decerto. Mas calma! Respire,
viva, aprenda. Aprenda com a situação que lhe é imposta.
Mas eu, eu não queria aprender. Queria as coisas logo.
“Agora! Quero aquilo agora. Todos andam e eu parei? Por quê? Por quê?” Eu
estava sendo o personagem que queria ser escritor. Queria ter o controle da
minha situação nas minhas mãos. Mas só eu não enxergava isso. Eu era o certo, e
estava no meu direito... enquanto me afogava num mar de “eu e eu mesmo”.
Foi só então que eu me permitir um autoexame e enxerguei
em mim coisas que eu acho que todos já há muito enxergaram. “Examine-se, pois,
o homem a si mesmo” (1 Co 11:28); e eu o fiz. “E ali encontrei o que me
assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de
medos, um harém de ódios mimados. Meu nome era Legião (C.S. Lewis).” Este sou
eu agora. Impaciente, incapaz de confiar, sem esperança, quase um incrédulo... Mas
é sempre tempo de mudar. Confesso, portanto, ó Senhor, que nisto tudo e muito
mais tenho errado! E peço-Te que me ajudes, que me ajudes a confiar, mesmo
quando a confiança me faltar. Pois certo estou que no tempo certo o Senhor o
mais fará (Sl 37:5).
As vezes o tempo, a demora, a circunstância é para que
aprendamos algo. Eu preciso ser paciente. E você?
“[...] mas também gloriemo-nos nas
tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a
experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta,
porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo
que nos foi dado (Rm 5:3-5).”
Link >>>>>>> — O Poeta Envergonhado.

Muito legal. Ai quando vc ta nas madrugadas ouvindo "sutilmente" e navegando na net sem muitas expectativas de achar algo util ou que fuja das medíocres normalidades que a nossa geração adotou BOOM! Vc acha um blog (coisa pra la de demode kk) de uma desconhecida que apostou apenas na simplicidade e franqueza. E com essa doce sinceridade e com sua peculiar visão de mundo construiu um trabalho bacana, e quem diria que a internet ainda tem o poder de me surpreender kkkkk ganhei a madrugada ja
ResponderExcluirFico muitíssimo feliz de ler suas palavras e mais feliz ainda que tenha gostado. Espero que seja ainda mais abençoado com os textos. Deixei de ser apenas uma desconhecida pra ti desde a primeira palavra que você leu nesse blog rsrs' Deus te abençoe!
Excluir